quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Onde é que foram parar todas as canções que falam sobre o que é real?

Música que acompanha o post de hoje: Fátima - Capital Inicial http://www.youtube.com/watch?v=A48fYTaPlho&feature=av2n

Este post é importante. Peço um minuto da atenção de vocês. Por favor, coloquem os fones de ouvido.

Sou a favor da liberdade. O direito de acreditar no que queremos, ficar com quem queremos, ouvir o que queremos, ler o que queremos é muito precioso. Assim como o direito de expressão e, sendo assim, venho por meio deste expressar a minha indignação.

Falo isso porque tocar nesse assunto é como xingar a mãe. Mas e daí? Se você tem direito de fazer o que quiser, eu tenho direito de xingar sua mãe se achar que devo.

***

Vou começar fazendo algumas perguntas:

1- Ninguém acha estranho uma banda que nunca fez um show ter 934868193425 seguidores?
2- Ninguém acha estranho uma banda que apareceu ontem dizer que tem HITS?
3- Ninguém acha estranho pessoas adultas vestidas de criança, agindo como criança, falando como criança (e eu não estou falando do Chavez!)?
4- Ninguém acha estranho uma banda, onde os integrantes ainda não aprenderam minimamente a tocar seus instrumentos, terem comunidades bombadas no orkut, saírem em revista, terem fãs alucinados?

E a última pergunta da série é: Vocês têm noção do que estão fazendo? Vocês sabem que essa mentira toda sobrevive porque vocês engolem?

Por que vocês se deixam ser enganados assim? Por que vocês compram essas ideias?

Me preocupa pensar onde é que isso tudo vai parar. Será que estamos condenados a morrer esmagados por bandas de mentira, que se fantasiam de rock star para brincar de ídolos? A pergunta talvez nem seja "Onde é que foram parar todas as canções que falam sobre o que é real?", e sim "Onde é que foram parar as pessoas que dão valor ao que é real?".

Isso destrói a música nacional, sabiam disso? Existem pessoas que ganham dinheiro para enganar vocês. Pegam um monte de meninos feios com cabeça de vento, passam maquiagem, dão um trato no cabelo, fazem uma música fácil que não diz nada e dão pra vocês comprarem.

Ou então, pegam uma mulher bonita que canta música pop para adultos, vestem ela de adolescente rebelde à procura de um amor colegial, pegam a mesma música fácil e vazia do caso anterior, mudam uma coisa ou outra e jogam em vossas caras.

Será que todos estão surdos?

Mas, como eu disse, temos o direito de ouvir e curtir o que quisermos! Eu só não entendo a razão de vocês não notarem o quão de mentira é isso tudo aí que estão empurrando goela abaixo na gente!

Nos últimos tempos eu vi muitas bandas incríveis acabando. Será que alguém aí consegue relacionar o tema do texto de hoje com o fato de bandas de verdade terminarem? Pensem um pouquinho.

Pra mim, essas bandas incríveis e que fazem a diferença terminam por serem sufocadas e perderem espaço para coisas feitas para enganar vocês.

Se me permitem ajudar, façam um pequeno exercício. Peguem as bandas que vocês escutam por aí e analisem. Leiam a letra, prestem atenção no som, reparem na atitude no palco e fora dele. Depois, separem em grupos de acordo com as conclusões que tirarem e, por fim, comparem um grupo com o outro. Cuidado para não analisarem só um monte do mesmo! Não esqueçam de bandas como Vilania, KiLLi, Liberta, Drosophila, Black Drawing Chalks, Move Over, Móveis Coloniais de Acaju...

É importante as pessoas terem consciência de que o rumo da música no país está nas nossas mãos. E isso é coisa séria.

Quinta-shopping-domingo-os-pais aos homens de boa vontade.

26 comentários:

  1. Muito bom Bru!
    Além de todo o raciocínio ser excelente, vc tb escreve muito bem!
    PArabéns pelo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. aaaaai, se todo mundo lesse isso e parasse pra pensar um tiquinho.... ai, ai...

    ResponderExcluir
  3. Dói ver bandas boas acabando. Dói ver músicos talentosos desistindo "do sonho" e se conformando com um simples ensaio com os amigos, porque não dá mais tempo (nem dinheiro). Dói mais ainda ver isso acontecendo enquanto essas bandas (não citaremos nomes :X) estão vivendo de "música" e ganhando o espaço por mero mkt, elas não merecem. Fico bem chateada quando penso nisso, mas meu sentimento egoísta fala que pelo menos eu continuarei ouvindo músicos talentosos em ensaios e jams com amigos; mesmo sabendo que eles (vocês) merecem muito mais que esse meu sentimento egoísta. E não esqueçam também de Condessa Safira. Eu, egoísta que sou, não esquecerei.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. :')

    Bru, (8) Eu me recuso a desistir do que é real! (8)

    E sabe por quê? (8) Se eu sinto, é real! (8)

    ResponderExcluir
  6. ''...A arte já morreu
    Quem matou fui eu

    Tim Maia, Gonzagão, Jobim, Alceu Valença
    Fiquei com a grana esqueci minha essência...

    Sou moderno, tô na moda
    Original. Olha a etiqueta!
    Só não mexa em meu cabelo
    É o que eu tenho na cabeça

    Sou moderno, tô na moda
    Original. Olha a etiqueta!
    Só não mexa em meu cabelo
    Aconteça o que aconteça!

    Pessoas banais
    Idéias iguais
    Hoje Super Star
    Amanhã não mais

    Pessoas iguais
    Idéias banais
    Hoje Super Star
    Amanhã não mais...''

    Eu acho que a Banda 'Zebra zebra' Fala Por mim nessas horas,beijo Bru.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O que me consola, é saber que bandas como essas que surgem por agora, nunca farão sucesso como beatles, the who, bob dylan, como grandes astros da música, que merecem essa denominação e o total respeito dos fãs. Merecem serem lembrados para sempre. E as novas bandas, que procuram encaixar suas ótimas músicas nessa realidade fútil em que vivemos.
    O sucesso, da maioria, de bandas e músicos brasileiros, atualmente, é passageiro, um "hit" e mais outro, e logo os supostos fãs enjoam das músicas repetitivas e vazias e vão procurar outra coisa para se apoiar.
    O problema é que sempre procuram coisas da moda, que sempre teram um sucesso passageiro e música vazia. O público brasileiro raramente se interessa em ouvir acordes bem feitos e estudados, músicas inteligentes que vão além de um "eu quero ver a cor da sua calcinha". Essa é a triste realidade. Refleti muito com teu texto, e curti muito as ideias. Concordo plenamente contigo.

    ResponderExcluir
  9. o que é real?

    ResponderExcluir
  10. É o que a Jups disse. Se TODO MUNDO pudesse ler esse texto e PENSAR um pouquinho que fosse...

    Faltam bandas de rock de qualidade que sejam boas ao ponto de receber uma premiação e que sejam altamente consagradas, como as bandas do passado...
    E fica sempre as perguntas que sempre faço:

    Cadê as bandas com bons riffs de guitarra? Com atitude? Cadê vocalistas únicos e excepcionais?
    Não conheço quase nenhuma banda atual assim..

    Mas no fim, acredito que quem tem amor e fé vai ficar até o fim. E se eles não são reais, os sentimentos não vão ser.


    rock is not dead.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto e desabafo... infelizmente as pessoas estão cheias do vazio, e procuram o igual para "partilharem" também sinto orror em ver essas "bandas" que não falam nada, não tocam nada e ainda ganham muito sucesso, grana e fãs enlouquecidas... vi no twitter uma pessoa falando do seu texto e entrei para ver... gostei da sua reflexão e postura"
    bj e já estou te seguindo... se quiser veja meu blog...

    http://nasentrelinhasdaminhavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Belo post Bru!

    Eu nao posso falar mal de Restart.. Replace e derivados.. é como chutar cachorro morto.
    Eles são sao feitos pra mim, são feitos para CRIANÇAS. E das bem tontas.. é como mandar eu avaliar o Dinossauro Barney, Power Rangers ou mesmo a novela Malhação.
    Eles não fazem musica e sim "sucesso" como "seres idiotas" se vestem como idiotas, tocam como idiotas e tem um publico de idiotas... deve ser pq estamos cercados de idiotas!
    Falar mal deles é dar mais atenção a idioteza alheia.. celebrar a imbecilidade e a futilidade.
    Pra eles dou meu silencio, alias é sempre a melhor resposta para os idiotas.

    ResponderExcluir
  13. opss quis dizer "eles NAO são feitos pra mim, "

    ResponderExcluir
  14. super concordo com esse post cara! *-*
    penso exatamente a msm coisa!

    ResponderExcluir
  15. Assino em baixo de tudo que você escreve por aí..

    Tinha que ter mesmo um movimento contra toda essa babaquisse... as bandas se cansam, os produtores que acreditam nessas bandas de verdade se cansam... e aqueles que querem fazer algo de verdade pelo rock acabam se cansando também... e não pode!

    ResponderExcluir
  16. Misturaram Justin Bieber com Rock ´n Roll, tá tudo errado.

    Tem que ser cada um na sua, senão mela!

    ResponderExcluir
  17. Belo texto, Bru! Essas verdades precisam ser ditas e você fez isso muito bem.

    O que incomoda nessas bandas de hoje, é tocar simplesmente pra fazer sucesso, satisfazer o ego, sem NADA a dizer. Claro que o rock não precisa ser sério o tempo todo, mas precisa pelo menos ser real.

    E o sistema corrupto por trás dessas bandas?

    Pra ter uma carreira musical no Brasil só se você for rico ou filho de pai famoso. Qual a última banda que não pagou pra rolar? Raimundos? Faz muito tempo! Esse círculo vicioso acabou com toda verdade na música!

    ResponderExcluir
  18. - Espera, isso é a banda ou o grupo da Malhação?
    - Os dois!
    - Mas eles tocam o quê?
    - Eles são uma banda.
    - Ah...

    E, sabe?, nada contra quem não toca bem e começa uma banda. Quantas bandas de metal, punk etc. nasceram assim?

    Mas tem gente que não quer tocar. Começa uma banda pelos acessórios. No maior sentido da palavra.
    Simular. Jogar Rock Band e ficar mais na parte do "customize a sua banda" que na parte da música em si.
    Querer chegar lá mas não QUERER tocar.

    Tocar, mesmo. Não só no sentido musical.

    Olhemos as simulações de emoções. Lá vem elas.

    ResponderExcluir
  19. Acho que o buraco é mais embaixo.

    A produção de popstar ou de celebridades ultrapassou em muito a produção de cultura (onde está envolvida a música e a música pop). Um pouco por causa dos músicos, um pouco pela produção em massa, um pouco pelo consumo exagerado...isso são coisas, causas e efeitos da voracidade do mundo sob a ordem neo-liberal capEtalista.
    Temos alternativas interessantes se trabalharmos com PRODUÇÃO de Cultura de forma coletiva. Seja em casas de cultura, associações de bairro, universidades enfim e conhecer as culturas e as produções musicais locais. Não só de rock claro.
    Banda ruim sempre teve e sempre terá, assim como produção meramente mercadológica. Isso é descarte...é como um celular que pula amarelinha...amanhã ngm liga mais, mas a função de ligar é importante e por isso ainda existem orelhões sacou?
    O que é rasteiro, propaganda e comércio vais ser sempre só iosso. Mesmo que seja grande.

    Essas bandas ruins sempre existiram...não fazem tanto estrago...logo elas vão embora.
    O que me preocupa mais é como, onde e em que condições nós estamos deixando essa tal de "politica cultural" conduzir nossa produção.

    "Nessa caverna o convite é sempre igual..."

    ResponderExcluir
  20. Bru, belas palavras. A música casou direitinho com o post (e com o tempo que eu li o post!)... como a Jups falou, todomundo deveria ler esse texto e refletir um pouco.

    Lendo todos os comentários, concordei com várias partes tb. Realmente, o que a gente vê na mídia é o que vende no momento. Assim, ESTOURADO e mais perto do ROCK... Se a gente começar a reparar em outros estilos, até vê uma banda ou outra que é melhor, que se joga mesmo e sabe tocar. Mas mesmo assim, são poucas.

    Isso também é muito regional. Aqui em Sampa a gente vê mais claro, e a MTV puxa muito do público daqui... A gente guarda o pior do pior das massas...

    Chega a doer no coração. Enquanto isso, tanta banda boa acabando, tanta sendo interrompida pela vida, não é justo.

    Não mesmo.

    PS >> e como a Cau falou, não esqueçam da Condessa Safira tb! Essa banda sim é motivo de orgulho :)

    ResponderExcluir
  21. Texto muito bom! Infelizmente essa é a realidade... Indústria cultural ;/

    ResponderExcluir
  22. Poutz, dizer mais o que?
    Realmente a culpa é nossa, há tempos que eu não vejo uma banda boa de verdade, e nova, desses últimos anos, não encontro, é difícil.
    Não estou dizendo que não haja, mas as que tem estão escondidas, atrás de um muro de mentiras.
    Falta que nós demos uma basta, e que coloquemos nossa cabeça no lugar, e comecemos a dar valor ao que importa, ao que tem qualidade...
    E de onde você é? Achei legal tu conhecer Move Over, porque é uma banda de Bauru, interior de SP...

    ResponderExcluir
  23. Isso vale para tudo né. Não é só a música...
    Ultimamente só escuto:

    - Legião Urbana
    - Weezer
    - ...e Velhas Virgens PORRAAAAA!!!

    ResponderExcluir